A importância da limpeza no ambiente corporativo é óbvia: os colaboradores se sentem mais confortáveis, os clientes satisfeitos e a segurança de todos é garantida. Porém, a questão da vez é: como garantir esse cenário de trabalho limpo? Nesse sentido, um roteiro de limpeza para empresas pode ser a solução.
Ao aplicar essa estratégia de organização e gestão de limpeza, a equipe responsabilizada pela higienização do ambiente se torna mais produtiva, as tarefas ficam mais fáceis de serem executadas e o desperdício de produtos de limpeza é abandonado.
Você quer aprender como colocar o roteiro de limpeza em prática? Então siga a leitura e confira as melhores dicas sobre o assunto!
Defina prioridades
Agora que você reconhece a importância da limpeza no ambiente profissional, deve saber que o primeiro passo para formular um roteiro de limpeza é compreender todos os espaços da empresa.
Vale a pena listar quais são os locais da empresa que devem ser higienizados e quais são as tarefas de higienização que beneficiam o local. Sabendo disso, você observa a demanda de serviços.
Depois disso, é necessário compreender o que, dentro da lista, tem mais prioridade de limpeza, ou seja, onde deve ser higienizado mais vezes e quais são as tarefas que precisam ser executadas diariamente, por exemplo.
Estabeleça um cronograma
O próximo passo é documentar essas observações. Note que, ao observar quais são as tarefas e de quanto em quanto tempo elas devem ser executadas, você está criando o rascunho de um cronograma.
Para concretizar, basta que você documente as informações por meio de uma tabela ou em formato de lista. Para organizar melhor o cronograma de limpeza da sua empresa e facilitar a compreensão da equipe, vale a pena categorizar as tarefas por: diário, semanal, quinzenal e mensal.
Capacite sua equipe
Depois de contar com um documento organizado e tarefas esclarecidas, é hora de delegar as funções para os colaboradores responsáveis pela limpeza. Nesse momento, você deve ter certeza de que toda a equipe consegue compreender o esquema de roteiro e que sabe como executar cada ponto do documento.
Para atingir melhores resultados, garantir que as tarefas sejam realizadas da maneira correta e que a higienização seja satisfatória, a gestão deve considerar promover treinamentos para a equipe da limpeza, a fim de capacitá-la da melhor forma possível.
Observe as normas de segurança
Você já deve saber, mas nunca é demais reforçar que a segurança do trabalho compreende também as tarefas de limpeza, ainda mais porque as ações contam com a categoria de risco químico.
Por isso, certifique-se de oferecer os EPIs necessários para a execução das tarefas propostas no roteiro e de reforçar os cuidados no manuseio dos produtos de limpeza e descontaminação.
Pronto! Agora você já sabe como planejar um roteiro de limpeza no seu negócio. Você deve ter notado, ao longo do material, que essa prática pode interferir diretamente na organização da empresa, justamente porque os colaboradores compreendem com mais facilidade as suas obrigações e demandas do dia.
Outro tópico crucial para se tratar no roteiro de limpeza para empresas é a importância de apostar em equipamentos profissionais e produtos de qualidade para a execução dos serviços de higienização. Assim, a estratégia se torna mais efetiva e benéfica à equipe e à empresa.
E então, você gostou do nosso artigo sobre como colocar em prática um roteiro de limpeza no ambiente corporativo? Compartilhe conosco as suas impressões na caixa de comentários!