Encontrar novas formas de reduzir custos e impulsionar o crescimento da empresa para torná-la cada vez mais sólida e competitiva são questões que desafiam a maioria dos gestores. Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é mostrar algumas alternativas para ajudar a gestão a promover a redução dos gastos fixos e, assim, conseguir economizar de verdade.
Vamos abordar, ainda, a importância de comprar produtos e equipamentos mais duradouros e com mais qualidade, de modo a evitar despesas recorrentes com a reposição desses insumos. Ficou interessado? Continue a leitura e descubra muito mais soluções de economia para o seu negócio!
Qual a importância de priorizar a redução de custos nas empresas?
Independentemente do ramo de atuação, muitos são os motivos que exigem a busca de mais economia para possibilitar um balanço positivo e mais favorável no final do mês, não é mesmo? Com os mercados altamente competitivos, o impulso da crise econômica e as altíssimas cargas tributárias, os gestores precisam apostar em novas estratégias para resistir a esse cenário.
Ficar de olho em medidas que auxiliem a gestão rumo à uma trajetória de crescimento mais tangível é essencial para sustentabilidade dos negócios nesse contexto tão desafiador. No entanto, isso requer o desenvolvimento de grandes habilidades de gerenciamento, muita disciplina, pulso forte e a busca incessante de inovação.
Esse cenário faz com que os gestores se sintam cada vez mais desafiados — e testados — em suas funções. Nessas circunstâncias, é necessário muito jogo de cintura para assegurar a continuidade dos negócios, fortalecer a imagem da instituição e maximizar o faturamento.
Como economizar, de fato?
Listamos algumas sugestões para promover a redução de custos e potencializar os negócios. Confira!
1- Faça uma análise dos seus custos atuais
Um dos primeiros pontos a ser considerados quando o assunto é a redução de custos é ter a clara noção de onde, como e com o que a sua contabilidade está gastando mais dinheiro.
Afinal, só será possível criar uma estratégia viável para diminuir custos se a gestão conhecer, detalhadamente, a situação atual dos gastos.
Uma forma segura de ter esse controle é fazendo uma avaliação periódica dos gastos. Analise cada detalhe da planilha e confira cada investimento realizado. Igualmente importante é avaliar a necessidade e a funcionalidade dessas despesas. Desse modo, é possível ter um parâmetro para descobrir quais são e onde estão as principais falhas.
2- Priorize a otimização dos processos
Às vezes, a falta de eficiência das atividades organizacionais internas pode se tornar um outro vilão e refletir no descontrole das despesas da instituição. Por isso, procure utilizar estratégias que garantam a otimização desses processos de controle dos gastos.
Para que as tarefas sejam bem distribuídas, planejadas e realizadas de maneira mais adequada, você pode contar com consultores profissionais do setor, orientando e adequando os processos. O uso de produtos de qualidade e de equipamentos eficientes e duradouros reduz o retrabalho, otimiza os gastos e promove a redução de custos.
3- Crie metas de redução de custos
Assim como todas as atividades de uma empresa, a redução de custos também deve ser devidamente planejada e traduzida em metas possíveis e realizáveis.
Um exemplo prático é, se ao perceber que o setor comercial de sua empresa aumentou expressivamente o valor gasto com as impressões, reúna os colaboradores envolvidos e proponha uma meta.
Você pode expor o problema e criar metas de economia: “precisamos reduzir as impressões de 200 mil para 50 mil por mês”, por exemplo. Além da economia substancial, isso ainda promove a sustentabilidade ambiental ao reduzir o gasto com papel e tinta. A gestão também precisa deixar claro que essas metas exigem responsabilidade, empenho e esforço de todos para ser alcançada.
4- Envolva a sua equipe
Para alcançar os resultados propostos e mudar o cenário de sua empresa para uma posição estratégica, além de garantir que a redução de custos seja uma meta constante, todo o seu time precisa estar envolvido. Sem o apoio e envolvimento de seus colaboradores é praticamente impossível promover esses benefícios em sua instituição.
Outra forma interessante de obter engajamento é incluir os colaboradores na proposta e na formulação da estratégia de redução de custos da empresa. Como eles estão mais a par do que acontece na rotina de cada setor, eles podem fornecer sugestões muito relevantes de como e onde cortar despesas desnecessárias e, com isso, promover a redução de custos e melhorar os processos internos que estão envolvidos.
Quando a equipe interage positivamente com a gestão e ajuda a descobrir soluções, isso favorece o clima e promove maior motivação e engajamento, quesitos essenciais para potencializar os resultados almejados.
5- Invista em treinamento e capacitação
Quanto mais preparados estiverem os seus colaboradores para executar as principais atividades de rotina, melhor será o desempenho deles. Quanto melhor o engajamento e o desempenho, menor será o tempo necessário para a realização das atividades.
Quando as equipes estão desmotivadas ou não têm a capacitação adequada, elas custam muito mais caro para a empresa. Essa situação é muito difícil de ser percebida. Por isso, invista em cursos externos e priorize a capacitação de seu time. Certamente, a gestão financeira perceberá logo os resultados.
6- Analise os produtos e serviços contratados pela sua empresa
Independentemente do setor de atuação ou do tipo de serviço prestado, muitos gestores acabam gastando mais do que deveriam se os materiais e insumos forem de baixa qualidade ou ineficientes. Por isso, convém analisar a qualidade de seus produtos e verificar o quanto isso pode representar um gargalo que passa despercebido pela liderança.
Lembre-se também de sempre priorizar produtos que tenham boa qualidade e um tempo de vida útil maior. Às vezes, esses detalhes podem fazer uma grande diferença em sua planilha de gastos.
Promover a redução de custos na empresa é possível, desde que a gestão utilize estratégias adequadas — como as que você conferiu neste post — para alcançar as metas mais importantes e impulsionar o crescimento da instituição.
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