Estar de acordo com as exigências das normas de vigilância sanitária é muito importante para garantir a segurança da integridade física e da saúde de seus clientes. Se você vai a um estabelecimento que não preza pela higiene, quais são as chances de retornar a esse local? Praticamente nulas, certo?

Muitas pessoas pensam que só o bom atendimento é suficiente para cativar um cliente, mas a verdade é que existe um conjunto de ações que ajuda a melhorar a experiência do consumidor e fazer com que ele se torne um defensor da sua marca ― e a higienização do ambiente é uma das principais.

A seguir, listamos 4 dicas consideradas indispensáveis para você adequar o seu negócio às normas de vigilância sanitária. Acompanhe!

1. Manter o local de trabalho limpo e organizado

O primeiro passo para adequar-se às normas de vigilância sanitária é manter o ambiente sempre limpo e organizado. É fundamental dar atenção especial à ventilação e iluminação no local, tendo as lâmpadas protegidas contra possíveis quebras, assim como telas de proteção instaladas em janelas e portas contra pragas ou vetores de contaminação.

Os móveis em geral precisam estar em boas condições e serem limpos periodicamente. Já as caixas de gordura e esgoto devem estar longe da cozinha, de preferência fora do estabelecimento, para evitar a contaminação dos alimentos, bem como o lixo, que deve ser armazenado em local externo e acomodado em sacos próprios e bem fechados.

2. Não guardar produtos de limpeza com alimentos

Parece uma dica óbvia, mas é necessária. Separe um local especial para a armazenagem dos produtos de limpezas, a fim de impedir que qualquer confusão ou acidente aconteça. Isso porque, quando consumidos, eles podem fazer mal à saúde, podendo causar uma internação de emergência.

É importante destacar também que, assim como os materiais de limpeza, os venenos contra pragas, como inseticidas, por exemplo, não podem ser guardados próximos aos alimentos. Nesse caso, é necessário contratar uma empresa especializada em desinsetização.

3. Tomar cuidado com a qualidade da água

Você também precisa tomar muito cuidado com a água utilizada em seu estabelecimento. As caixas d’água precisam estar sempre tampadas, sem infiltrações, rachaduras ou descascamentos, evitando assim, a entrada de animais ou qualquer outro tipo de objeto que contamine a água. Outra medida importante, é estabelecer uma rotina de desinfecção e higienização a cada 6 meses dos reservatórios e caixas d’água.

4. Cuidado na limpeza dos banheiros

Por fim, não podemos deixar de destacar a importância de cuidar da higienização dos banheiros. Estes locais, indiscutivelmente, precisam ser limpos diariamente. O lixo deve ser retirado sempre que as lixeiras estiverem cheias e não pode permanecer dentro dos banheiros nem próximo aos locais de manipulação de alimentos e venda.

Seguir à risca as recomendações das normas de vigilância sanitária não é algo tão difícil, mas nesse momento você precisa conscientizar todos os colaboradores da importância de seguir essas regras, pois eles serão os principais responsáveis por cumpri-las e tornar o ambiente de trabalho seguro e agradável a todos. Se houver necessidade, ofereça treinamentos para que todos possam desempenhar o seu papel da melhor maneira possível.

Gostou das nossas dicas? Quer ter acesso a mais novidades? Então siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar os melhores conteúdos. Estamos no LinkedIn e Facebook!

WhatsApp
Entre em contato