A limpeza nas empresas é tema de absoluta relevância. Não se trata de uma higienização qualquer, tal qual se efetua em uma residência, por exemplo, quando não há necessidade de grande observação quanto ao tipo de produto utilizado, nem de organizar um planejamento detalhado. Nas limpezas empresariais, a depender do segmento de atuação e do tamanho do empreendimento, o processo deve ser bem mais criterioso.

Neste artigo, vamos mostrar a importância de ter esse processo totalmente sob controle. Você vai conhecer os 3 principais erros cometidos pelas empresas em seu processo de higienização. Ao final da leitura, você estará apto a desenvolver um bom planejamento desse procedimento. Interessou? Então prossiga!

Qual a importância de uma correta limpeza nas empresas?

No ambiente empresarial, há necessidade de muita atenção quando o assunto é higienização, porque está ligada diretamente ao bem-estar daqueles que ali trabalham ou frequentam. Em corporações que manipulam alimentos ou da área da saúde, é obrigatório manter rotinas bem-definidas e rigorosas, sob pena de colocar em risco a saúde das pessoas.

A correta limpeza nas empresas contribui para a excelência da qualidade dos produtos ofertados e dos serviços prestados, além de evitar a disseminação de doenças, proliferação de insetos e microrganismos, multas por órgãos fiscalizadores e perdas financeiras.

Quais são os 3 erros para não cometer na limpeza nas empresas?

Veja os equívocos mais frequentes que ocorrem nos ambientes corporativos para ficar atento e não cometer!

Utilizar produtos e equipamentos inadequados para limpeza empresarial

Como já dito, a limpeza empresarial não é igual à limpeza doméstica. Portanto, os gestores ou o responsáveis pelo planejamento da higienização empresarial devem ter essa certeza bastante clara em mente e profissionalizar essa rotina para atingir resultados mais eficazes.

A utilização de produtos inadequados pode levar à redução de vida útil e deterioração precoce de equipamentos e revestimentos. Saiba que os produtos para limpeza empresarial são específicos e conseguem agilizar a rotina de limpeza.

Além disso, incorrer no erro de realizar trabalhos manuais em vez de usar equipamentos especializados é um fator que retira produtividade da equipe de limpeza e poderá abalar a saúde desse colaborador. Investir em produtos e equipamentos profissionais é altamente recomendável, como carrinhos de transporte, sistema mop, extensores e rodo profissional.

Misturar produtos de limpeza sem ter conhecimento técnico

Esse erro quase sempre decorre da falta de treinamento das equipes de limpeza. Por falta de conhecimento, é comum que se misture diferentes produtos para limpar as superfícies. No entanto, esse é um erro que deve ser combatido pelos gestores.

Os itens de limpeza são produtos químicos e não são feitos para serem misturados. Podem gerar gases tóxicos e prejudicar a saúde dos colaboradores. Além disso, a superfície higienizada pode acabar danificada ao longo do tempo com essa prática inadequada.

Não ter um planejamento ou processos bem organizados

Qualquer processo empresarial que ocorre sem planejamento costuma ser ineficiente e custar mais do que deveria. Com a limpeza não poderia ser diferente.

Para evitar esse erro, o recomendável é que se tenha um planejamento, por menor que seja seu empreendimento. Um cronograma simples, que liste as atividades de limpeza indicando as equipes, locais e periodicidade com que serão efetuadas, já é capaz de tornar o processo muito mais eficiente.

Conforme vimos, a limpeza nas empresas não é um processo trivial e deve ser observado com bastante rigor pelos gestores ou responsáveis pelo departamento de limpeza. São inúmeras as formas de errar nesse processo, desde a má utilização de produtos até a falta de planejamento. A Thag Mix Professional tem expertise no mercado e pode orientar você da melhor solução possível, além de contribuir no treinamento de sua equipe.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para limpezas empresariais!

WhatsApp