A limpeza de um estabelecimento comercial precisa ser vista como uma necessidade básica. É uma questão que pode colocar em dúvida a credibilidade do local. Afinal, com um ambiente higienizado e limpo, as chances de os clientes se sentirem bem e quererem retornar ao local aumentam bastante.
Com o agravamento da pandemia mundial da covid-19 (novo coronavírus), as práticas de higienização tornaram-se um instrumento essencial para o combate à proliferação da doença. O grande fluxo de pessoas e as diversas demandas diárias podem dificultar a manutenção da limpeza dos espaços comerciais, por isso a higienização deve ser redobrada.
Quer saber como se prevenir da pandemia com a reabertura de lojas e shoppings? Acompanhe nosso post e saiba como higienizar os espaços comerciais e reduzir os riscos de contaminação. Boa leitura!
Conheça as boas práticas para limpeza dos espaços comerciais
A maioria dos estados brasileiros publicou decretos para orientar a população quanto à reabertura dos estabelecimentos comerciais. Dentre as principais medidas, destaca-se a recomendação para que o atendimento no comércio seja feito com menor exposição de pessoas ao risco de contaminação pela covid-19, como com a ampliação das medidas de higiene no local.
Para ajudar você nesse processo, listamos algumas práticas importantes para que a limpeza da sua loja seja feita de forma mais rápida e eficiente. Confira!
Mantenha um cronograma
Para que a higienização do estabelecimento comercial seja realizada de forma regular, é fundamental manter o controle dessas ações. Por isso, determine um cronograma de limpeza, indicando quem serão os colaboradores responsáveis, quais setores serão limpos e qual a frequência da limpeza. É possível estipular nesse cronograma diferentes níveis de limpeza, por exemplo, uma higienização mais pesada a cada 15 dias e limpezas de manutenção diária, em horários específicos nos quais o fluxo de pessoas é menor.
Envolva todos os colaboradores
Não adianta ter uma ótima estrutura se a sua equipe não entende a importância de manter o ambiente limpo, especialmente no contexto de pandemia. Nesse caso, converse com todos os colaboradores e oriente-os quanto aos devidos cuidados que podem impactar de maneira positiva a empresa e também a própria higiene no ambiente de trabalho.
Atente-se na limpeza constante
A principal orientação é aumentar a periodicidade da higienização de superfícies, com atenção maior às regiões onde acontecem contato constante das pessoas, como: vitrines, espelhos, balcões, assentos, produtos em exposição, bancadas, corrimão, maçanetas, puxadores, carrinhos, teclados, mouses, máquinas de recebimento, botões de elevadores, entre outros. Nesses ambientes, é necessário disponibilizar também, em local visível, produto sanitizante não oxidante que não danifica tais superfícies, que geralmente são metálicas, envernizadas ou sensíveis, e higienizar depois de cada uso ou a cada três horas.
Siga uma rotina de limpeza e desinfecção dos banheiros
É importante manter o cuidado com a limpeza em todas as áreas. Nos sanitários, por exemplo, os pisos precisam ser higienizados diariamente, de preferência com sanitizante contendo cloro ativo, quaternários de amônio e/ou peróxido de hidrogênio, ou com produtos de limpeza de mesmo resultado higienizador e desinfetante.
Disponibilize nos lavatórios sabão e toalhas de papel descartáveis
Mesmo fora do cenário de pandemia, a disponibilização de sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis, ou álcool gel 70%, nos lavatórios para lavagem ou higienização frequente das mãos é algo primordial. A lavagem das mãos é a higienização mais eficiente, pois evita a proliferação de muitas doenças.
Siga uma rotina rigorosa de retirada de lixo e resíduos
Os cestos de lixo e resíduos devem ser limpos e higienizados com pano de microfibra umedecido em solução desinfetante e trocados com frequência. Já os materiais recicláveis devem ser limpos e devolvidos à classificação, com identificação de utilização. Após os procedimentos, o lixo deve ser fechado com fechamento duplo para transporte até o local de descarte.
Por fim, é importante destacar que, além das medidas abordadas, existem algumas ações preventivas importantes, como: usar produtos com princípios ativos capazes de eliminar corretamente vírus, bactérias e fungos das superfícies e objetos, manter o distanciamento seguro entre as pessoas, demarcar a posição em filas, evitar aglomerações, limitar a capacidade do local, se possível, organizando uma agenda de horários, manter o sistema refrigerado e higienizado, entre outros.
Como você pode notar, manter a higienização dos espaços comerciais não é uma tarefa complexa, mas exige cuidados constantes, integrar toda a sua equipe no processo e contar com produtos e equipamentos específicos, capazes de garantir um bom resultado.
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