O absenteísmo e o risco de contaminação são as principais consequências da falta de atenção à higienização adequada nos espaços corporativos. Nesse contexto, entender de que forma a higiene no ambiente de trabalho influencia os resultados da empresa e porque essa questão precisa ser melhorada para aumentar a produtividade é essencial à sustentabilidade dos negócios.
Tendo isso em vista, descubra neste post como a higiene no trabalho impacta diretamente os resultados da empresa e quais são as piores consequências de uma higienização insuficiente, assim como as melhores soluções para resolver esse problema. Acompanhe para conferir!
Como a higiene no ambiente de trabalho influencia os resultados da empresa?
Implementar medidas de higiene e melhorar a metodologia dos processos de limpeza nas organizações influencia em diferentes aspectos, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais harmônico e agradável. Neste caso, a gestão precisa estar atenta aos impactos positivos que essa questão gera sobre a produtividade.
A higiene no ambiente de trabalho favorece a saúde e garante mais qualidade de vida aos indivíduos, tanto no aspecto físico quanto no emocional e mental. Assim, o nível de cuidado com a higienização do ambiente em que se trabalha beneficia o desenvolvimento das tarefas, estimula boas condutas e melhora a performance da empresa.
Logo, é necessário priorizar um espaço agradável e limpo para proporcionar conforto e promover o bem-estar de seus colaboradores. Em um ambiente assim, eles se sentem mais motivados e produzem mais, exercendo suas funções com mais eficiência e eficácia. Também é necessário ressaltar que a limpeza e a organização do espaço contribuem para a prevenção de acidentes e para a maior durabilidade dos equipamentos.
Listamos mais algumas vantagens de investir em higiene no ambiente de trabalho. Confira:
- diminui o absenteísmo;
- melhora a produtividade;
- favorece a qualidade de vida;
- promove a credibilidade da empresa;
- estimula a diminuição de desperdícios;
- reduz os riscos de contaminação cruzada;
- promove a conservação de equipamentos e materiais;
- reduz os casos de infecção urinária pelo uso do higienizador de assentos, por exemplo.
Quais as principais consequências da falta de higiene nas empresas?
Um ambiente sujo e desorganizado dificulta o rendimento das tarefas, fazendo com que nada funcione de maneira adequada. Logo, a falta de atenção a esses detalhes pode aumentar os níveis de estresse e de ansiedade dos colaboradores e, por conseguinte, prejudicar a saúde, atrapalhar o desempenho de todas as equipes e comprometer a lucratividade.
Como o problema não se restringe à questão visual, a atenção a outros fatores também é necessária. Além dos mobiliários e equipamentos empoeirados, manchas nos tapetes ou no chão, banheiros com odores fortes, entre outros, ainda há uma sujeira que, embora seja invisível, pode ser considerada a grande vilã para a saúde dos colaboradores.
Você há de concordar que é bem grande o número de germes, como bactérias, fungos e ácaros, que vivem ao nosso redor. Não há dúvida de que são bem prejudiciais à saúde, mas o investimento em um processo de higienização adequado e constante impede a disseminação desses microrganismos no local de trabalho.
Vírus e bactérias — assim como os outros microrganismos — podem causar viroses, alergias, pneumonia, doenças respiratórias e meningite, por exemplo. Esses são apenas algumas complicações resultantes da falta de higiene no ambiente de trabalho, e que podem comprometer a saúde e a produtividade de todo o efetivo.
Há outros prejuízos resultantes da inadequação aos princípios de higiene corporativa. Veja quais são eles:
- perda da motivação;
- queda da produtividade;
- maior risco de proliferação de doenças;
- redução na qualidade de vida dos trabalhadores;
- deterioração do mobiliário, equipamentos e materiais;
- influência nos hábitos de higiene pessoal dos colaboradores;
- comprometimento da imagem perante clientes e fornecedores;
- instabilidade emocional, estresse e desânimo entre os colaboradores.
Quais os benefícios de manter o ambiente de trabalho sempre limpo?
Quando um estabelecimento empresarial está limpo, organizado e aprazível é muito mais fácil transmitir mais segurança, confiança e credibilidade para quem o visita. Independentemente da área de atuação e do tamanho do negócio, esses fatores não podem ser desconsiderados. Afinal, toda empresa se preocupa com a construção de uma imagem positiva, quesito primordial no meio corporativo.
Mediante isso, destacamos os maiores benefícios de priorizar a eficácia da higienização no ambiente de trabalho. Observe:
- contribui com o meio ambiente;
- auxilia na otimização do tempo;
- influencia a performance dos serviços;
- promove a criatividade entre as equipes;
- aproveita, de forma eficaz, o local de trabalho;
- reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
- promove o relacionamento e a integração entre os colaboradores;
- favorece a qualidade de vida e protege a saúde dos colaboradores;
- aumenta a credibilidade entre os profissionais, clientes e a concorrência;
- contribui para conscientizar e disciplinar a todos quanto à importância da implementação dessas medidas.
Como garantir mais qualidade na higiene no ambiente de trabalho?
Para assegurar a higienização adequada de seu ambiente corporativo, esse trabalho precisa ser realizado com produtos de boa qualidade. Como vimos, o processo de limpeza é um fator diretamente ligado à organização. Assim, a garantia de uma boa higienização vai refletir, seguramente, no nível de produtividade de seus colaboradores.
Nessa perspectiva, a aquisição de materiais e de serviços de limpeza profissional precisam ter a máxima qualidade possível. Nós, da Thag Mix, disponibilizamos produtos de higiene e limpeza de alta qualidade e serviços de consultoria para garantir que a sua empresa tenha uma assistência personalizada e possa suprir a expectativa de sua gestão.
Portanto, a higiene no ambiente de trabalho é um quesito essencial ao sucesso e à continuidade do negócio. Investir nessa estratégia simboliza maiores chances de proteger a saúde de seus colaboradores, atrair mais clientes, aumentar a produtividade e potencializar seus negócios.
Gostou de nossa publicação? Então, não perca tempo: curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais novidades sobre este tema!