Crises sanitárias, como a do coronavírus, reforçam a necessidade da desinfecção de superfícies em condomínios. Além disso, é preciso compreender que esses lugares, devido à grande circulação de pessoas, precisam ser higienizados frequentemente para evitar a disseminação de doenças.
Sendo assim, é necessário conhecer os principais e mais eficientes produtos no combate a esses micro-organismos e aprimorar as rotinas de higienização e desinfecção de todos os ambientes dos condomínios. Portanto, busque fornecedores de credibilidade e experiência para ajudá-lo nesta tarefa.
Quer saber mais sobre a limpeza e desinfecção em condomínios residenciais e comerciais? Continue a leitura!
A importância de reforçar a limpeza de condomínios
A Covid-19 não foi a primeira e nem será a última doença causada por vírus ou bactérias e que é disseminada por superfícies não higienizadas, favorecendo a contaminação cruzada. O mais preocupante é que esses seres invisíveis podem levar a casos fatais, devastar a economia e sofrer mutações ao longo do tempo, tornando-se mais resistentes.
A lição que deve ficar para empresas, instituições e cidadãos é que a higiene nos ambientes precisa ser feita de maneira criteriosa, recorrente e com materiais que não só retiram a sujeira, mas também combatem, de maneira eficiente, agentes nocivos à saúde. Em condomínios, onde a circulação de pessoas é grande, os cuidados, no entanto, precisam ser redobrados. Isso porque, em muitos desses lugares, as áreas comuns são utilizadas por crianças e idosos.
As boas práticas de desinfecção para condomínios residenciais e comerciais
Existem algumas boas práticas que são adotadas neste momento e que são perpetuadas e transformadas em hábitos dentro dos condomínios. A primeira é a disponibilização do álcool em gel 70% para condôminos e visitantes. O livre acesso à pia com água, sabão e toalhas de papel para a lavagem das mãos também é eficaz.
No quesito desinfecção propriamente dito, utilizar produtos desinfetantes, sanitizantes e antissépticos que contenham compostos como álcool 70%, hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogênio e quaternários de amônio para pisos, pias, sanitários, corrimãos, maçanetas, bancadas, botões de elevadores e quaisquer outras superfícies de contato manual é tão fundamental quanto. Estas substâncias combatem com mais efetividade famílias de vírus, fungos e bactérias, além de apresentarem efeitos de maior duração que os demais.
Veja outras boas práticas para combater as contaminações:
- criar um cronograma de limpeza e desinfecção de objetos, superfícies e ambientes;
- disponibilizar álcool em gel 70% em áreas comuns, se possível com posicionamento de totens;
- optar por tapetes sanitizantes para a limpeza dos calçados dos visitantes;
- reforçar a limpeza em áreas comuns e com alto fluxo de pessoaas;
- usar apenas produtos saneantes regularizados pela ANVISA (conheça alguns no próximo tópico).
As principais soluções para desinfetar superfícies em condomínios
Agora que você já sabe qual é a importância e as boas práticas relacionadas à desinfecção de superfícies no condomínio, precisa compreender a relevância da escolha dos produtos de limpeza coerentes para a necessidade do momento.
Para acertar na seleção de produtos é necessário que se considere a indicação e a aprovação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Depois disso, o gestor ou o responsável da área deve se atentar aos objetivos e a indicação do produto para desinfecção.
Na lista a seguir, é possível encontrar os principais ativos indicados pela ANVISA voltados para desinfecção segura de superfícies. Conheça os diferenciais de cada produto:
- álcool 70%, é utilizado para uma limpeza rápida e prática, garante a proteção da população ao ser oferecido para a aplicação em locais de comum acesso;
- peróxido de hidrogênio, o qual é o desinfetante mais seguro ao meio ambiente, conta com uma efetiva ação antimicrobiana, eliminando as partículas (como bactérias ou vírus) com ação efervescente;
- quaternários de amônio, que também conta com ação antimicrobiana, não é corrosivo ou tóxico. A aplicação do produto pode ser feita com ou sem enxágue. Tem efeito residual e, por isso, não deve ser usando sobre superfícies onde se manipula alimentos.
- hipoclorito de sódio, muito utilizado também, pois é o ativo da água sanitária. Tendo ação alvejante ou clareadora, necessita de atenção na aplicação de superfícies com tecido ou com brilho.
Como você pôde ver, a desinfecção de superfícies em condomínios é das melhores formas de promover a boa saúde dos usuários e visitantes. Com isso em mente, vale destacar, por fim, que todos esses produtos são encontrados na Thag Mix Professional pelos melhores preços, nas condições ideais e com a qualidade atestada no mercado.
Quer saber mais sobre produtos de limpeza e como escolher um bom fornecedor? Leia o artigo que escrevemos sobre o tema e fique por dentro do assunto!