Quando falamos em comunicação interna, estamos nos referindo ao compartilhamento e transmissão de informações que dizem respeito ao ambiente corporativo. O principal objetivo desse tipo de comunicação é manter os colaboradores engajados e alinhados às causas e ao propósito da empresa.
Por meio dela, é possível melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade interna, facilitar a integração de novos funcionários, diminuir as taxas de rotatividade e, por fim, minimizar os efeitos das fofocas e boatos.
Percebeu como a comunicação interna é muito importante? Pensando em ajudar o seu negócio, produzimos este artigo para mostrar como otimizá-la de maneira adequada. Confira!
Incentive a comunicação horizontalizada
A comunicação horizontalizada consiste em levar em consideração a opinião de todos os envolvidos nos processos da empresa. Nesse sentido, é preciso adotar uma postura de valorização e escuta dos pontos de vistas de todos que atuam no negócio.
Vale ressaltar que isso não significa que a hierarquia nas tomadas de decisões serão ignoradas, mas essa prática serve justamente para fazer com que os funcionários se sintam mais à vontade para expor seus insights e colaborar para o crescimento da empresa.
Escolha os melhores canais
Para otimizar a comunicação interna de seu negócio, é importante oferecer aos colaboradores os melhores canais de comunicação, possibilitando, assim, que expressem suas opiniões, críticas construtivas, elogios e pedidos de suporte aos gestores.
Chats corporativos são de extrema importância para otimizar o envio de mensagens rápidas. Caso a comunicação precise ser mais formal, o uso do e-mail corporativo será de grande valia.
Divulgue as informações em um local adequado
É muito comum que, em uma empresa, as pessoas tenham diversos entendimentos de uma mensagem. Deste modo, para evitar esse tipo de problema ao máximo, é importante que você divulgue as informações em um local adequado, tornando-as o mais claras possíveis para que seus colaboradores saibam exatamente qual caminho seguir.
Sendo assim, invista em murais, e-mails e informativos para manter seus times alinhados aos objetivos da empresa.
Melhore a interatividade
Promover a interatividade entre as equipes é fundamental para incentivar o alinhamento de ideias. Com isso, os colaboradores se sentirão mais confiantes na hora de executar as suas tarefas e, inclusive, quando precisarem de ajuda para solucionar um problema mais complexo. Assim, eles terão facilidade para se comunicar uns com os outros.
Acompanhe indicadores
Por fim, não podemos esquecer de mencionar a importância dos indicadores. São eles que vão indicar se a comunicação interna tem sido eficiente ou se a falta dela refletiu na queda de produtividade ou outras questões relacionadas ao ambiente corporativo.
Caso seu objetivo esteja relacionado ao alinhamento ou à satisfação dos colaboradores, pesquisas internas devem ser realizadas, a fim de servir como base para as futuras tomadas de decisões.
A comunicação interna ajuda a melhorar os relacionamentos interpessoais dentro do ambiente corporativo e fazem com que sua equipe trabalhe com mais confiança e determinação. Além disso, os profissionais se sentirão mais felizes ao perceber que a empresa leva em consideração suas ideias para o crescimento do negócio.
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