As mudanças climáticas e a conscientização cada vez maior de que o meio ambiente é uma responsabilidade global têm feito os comportamentos sensatos individualmente e em comunidades inteiras aumentarem. É o que tem acontecido, inclusive, em condomínios e empresas que implementam a coleta seletiva ou incentivam o consumo responsável.

São atitudes relativamente simples, mas que impactam profundamente hábitos, costumes e toda a cultura organizacional. A sustentabilidade é uma vantagem competitiva para empresas e, inclusive, um investimento em qualidade de vida. Quer saber como aplicar a coleta seletiva e os seus benefícios? Continue a leitura!

O que é e como funciona a coleta seletiva na prática?

Você provavelmente já viu em algum lugar aquelas lixeiras coloridas. As azuis são para papéis; as verdes, para vidro; as vermelhas, para plástico; as amarelas, para metal e as marrons, para materiais orgânicos. Elas são o início de um processo que envolve todas as camadas da sociedade.

Portanto, a coleta seletiva é o recolhimento separado e organizado de acordo com o tipo de material que compõe o lixo. A partir daí, cada elemento é encaminhado para o destino mais adequado. Por exemplo, o metal, o papel e o vidro vão para as cooperativas responsáveis pela sua reciclagem.

A coleta seletiva implantada em instituições e condomínios, na prática, funciona da seguinte maneira: o primeiro passo é a conscientização das pessoas envolvidas, para que haja engajamento e uma mudança de atitude.

Feito isso, é preciso instalar as lixeiras específicas, entrar em contato com empresas de coleta e conhecer as leis e normas. Depois, é só começar o recolhimento dos resíduos. Ao longo do processo, ajustes precisarão ser feitos, mas os resultados serão visíveis.

Quais os benefícios da coleta seletiva?

Os benefícios de implementar a coleta seletiva são inúmeros, desde a geração de renda até a manutenção dos recursos naturais. Conheça alguns deles!

Preserva o meio ambiente

É comum ver notícias do impacto do plástico na natureza, matando animais ou poluindo rios. Sem contar que o lixo que antes era descartado indiscriminadamente em lixões e aterros, agora, é reciclado, reaproveitado e reutilizado.

Melhora a imagem da instituição

Investir em sustentabilidade vai agregar muito à sua imagem. Isso demonstra preocupação e responsabilidade com o futuro, com o consumo consciente e com a qualidade de vida, garantindo credibilidade e engajamento com a sua marca.

Gera emprego e renda

A separação e a reciclagem dos resíduos envolvem centenas de pessoas. Muitas cooperativas e catadores vivem do tratamento desses materiais. No entanto, o Brasil é um país que ainda recicla pouco — menos de 3% —, mas poderia reciclar 30% do lixo produzido.

Quais as dicas para aplicar a coleta seletiva em empresas e condomínios?

Adotar a coleta seletiva na sua empresa ou no condomínio vai ficar mais fácil se você usar as nossas 3 dicas! Veja!

Faça um diagnóstico da geração de resíduos

Recomenda-se fazer um diagnóstico da produção de lixo do local. Essa etapa mostra um panorama dos materiais descartados e a possível destinação. Por exemplo, o óleo de cozinha não pode ser colocado junto aos materiais orgânicos, mas existem cooperativas que recolhem esse resíduo para dar a destinação correta.

Conheça a lei

A Lei Federal nº 12.305/2010, que trata de resíduos sólidos, determina que todo lixo produzido por atividades domésticas ou comerciais deve ser recolhido pelo serviço de limpeza pública, somente quando não for possível reaproveitá-lo por meio de reciclagem, reutilização, compostagem ou produção de energia.

Incentive a separação do lixo

Para que a cultura de sustentabilidade seja abraçada pelas pessoas, é preciso haver incentivo, engajamento e conscientização. Sem isso, o começo será empolgante, mas a ideia perderá força com o passar do tempo. Então, mostre e explique a importância da reutilização de recursos.

A coleta seletiva, como você pôde perceber, merece ser empregada e difundida pelas residências, por empresas, por condomínios e pelas cidades do país. A qualidade de vida e a preservação do meio ambiente estão diretamente ligadas a essa prática.

Quer saber mais sobre sustentabilidade nas empresas? Leia o artigo que fizemos sobre o tema e aprofunde os seus conhecimentos!

WhatsApp