Os seus funcionários precisam se sentir à vontade no ambiente do trabalho para desempenharem suas atividades da melhor forma possível. Não pense que isso favorecerá a distração e as conversas paralelas — muito pelo contrário! Quando o colaborador se sente bem no seu local de trabalho, além de melhorar a sua produtividade, ele também diminuirá as chances de erros, pois não se sentirá pressionado pela busca de resultados.

É claro que é muito importante que todos cumpram suas metas, mas o clima organizacional precisa ser agradável, sem cobranças e pressões desnecessárias que só prejudicam a saúde mental, física e emocional da sua equipe.

Para ajudar você a proporcionar um ambiente de trabalho mais harmonioso e propício para o aumento da produtividade, listamos algumas dicas que farão toda a diferença no seu dia a dia profissional. Venha conferir!

Mantenha o ambiente organizado

A organização é o primeiro passo para tornar um ambiente de trabalho produtivo. Afinal, como realizar suas atividades se você sequer consegue encontrar os documentos na sua própria mesa?

Sendo assim, incentive os seus colaboradores a manterem o espaço em que trabalham sempre limpo e organizado. Além disso, se necessário, faça uma reestruturação dos processos internos, padronizando-os para evitar os desperdícios, erros, retrabalhos, gargalos e tarefas que não agregam valor ao negócio.

Essa é uma maneira eficiente de tornar os processos mais fluidos e de trabalhar com mais transparência no dia a dia.

Otimize processos

A otimização dos processos não só beneficiará a produtividade, mas também evitará que falhas aconteçam e causem transtornos internos.

O uso da tecnologia é fundamental nesse momento. Por meio dela, é possível automatizar as atividades e reduzir o tempo para concluir os processos mais burocráticos, além de permitir que o gestor faça um controle mais eficiente de todos os processos da empresa, desde as movimentações financeiras até as questões relacionadas ao RH e outros departamentos.

Por fim, é importante destacar que ao otimizar os processos, você conseguirá até monitorar seus resultados com mais facilidade, identificando quais são os gargalos existentes para traçar estratégias que vão eliminar, de uma vez por todas, esses problemas que afetam a produtividade e o crescimento da empresa.

Defina metas

As metas lhe darão a direção correta para alcançar seus objetivos, por isso elas são tão importantes. Quando elas não são definidas, você não consegue identificar onde erra e começa a “andar em círculos”, persistindo nos mesmos erros sem conseguir entender por que aquilo não está dando certo.

No entanto, para definir metas de maneira eficiente você precisa:

  • estabelecer seu objetivo;
  • fazer um planejamento adequado;
  • definir prazos tangíveis;
  • executar o que ficou definido no planejamento;
  • controlar seus resultados e, se necessário, reavaliar suas metas.

Se você não definir metas para a sua equipe, além de ter um ambiente de trabalho desorganizado, alcançar o sucesso que tanto deseja não será algo possível.

Invista em comunicação interna

A comunicação interna é extremamente importante para manter um ambiente de trabalho produtivo e um clima organizacional agradável. Por meio dela, é possível construir uma relação de confiança entre a empresa e o colaborador, fazendo com que todos trabalhem focados nos objetivos do negócio.

Investir em um sistema que facilite essa comunicação e a torne mais eficiente também é uma ideia interessante. Nesse sentido, também é necessário fazer uso inteligente de todos os seus canais de comunicação, como e-mails, chats, reuniões gerenciais e até o mural de avisos.

Ao investir na comunicação interna você terá vários benefícios, como:

  • alinhamento da equipe de trabalho;
  • agilidade nos processos;
  • melhoria do ambiente de trabalho;
  • engajamento dos funcionários;
  • diminuição dos ruídos na comunicação;
  • aumento da produtividade.

Para ter uma comunicação interna eficiente na sua empresa, é necessário:

  • investigar e eliminar os ruídos existentes;
  • implementar novos canais de comunicação;
  • evitar o excesso de informação à equipe;
  • envolver muito mais a liderança;
  • conscientizar a equipe acerca da importância da boa comunicação.

Incentive uma competitividade saudável

De acordo com uma pesquisa divulgada no jornal O Globo, a maior parte dos profissionais acredita que a competitividade no ambiente de trabalho é algo saudável, ao mesmo tempo em que isso ajuda a conquistar melhores resultados.

É natural do ser humano querer que seus esforços sejam reconhecidos. Quando nos referimos ao ambiente corporativo, é fundamental alinhar essa necessidade com a gestão dos colaboradores para otimizar a produtividade e melhorar os resultados da empresa.

Não se preocupe apenas com a competição externa — ou seja, os concorrentes —, mas dê uma atenção especial também à competição interna, pois ela pode tornar os seus funcionários cada vez mais motivados e dedicados a entregar o seu melhor no dia a dia.

No entanto, para estabelecer uma competição saudável entre os colegas de trabalho você precisa ter metas bem definidas e regras claras. A competição só será saudável se ela motivar a equipe a sempre buscar bons resultados, permitindo que cada colaborador mostre o seu trabalho. Isso estimula todos os profissionais a aumentarem seu nível de conhecimento.

A partir do momento que a pressão se instala no ambiente e desmotiva os funcionários, é hora de começar a rever seus critérios, pois a competição sequer será lucrativa para a empresa.

Forneça feedbacks construtivos

Os feedbacks têm um peso muito importante na vida de um profissional. Tanto isso é verdade que um feedback é capaz de motivar o funcionário a se desenvolver mais e alcançar patamares maiores, como também pode deixá-lo desanimado e sem vontade de sequer levantar da cama para ir trabalhar no outro dia.

Por essa razão, os feedbacks precisam ser construtivos. Isto é, eles precisam mostrar ao receptor da mensagem o que ele fez de errado e o que ele deve fazer para melhorar sem prejudicar a sua autoestima profissional. Mostrar o caminho certo é muito melhor do que apenas acusar o funcionário de algo que ele fez errado. Além de desmotivá-lo, essa prática é extremamente ineficiente — afinal, ele já sabe que o equívoco foi dele, não é mesmo?

Ao colocar todas essas dicas em prática, você perceberá que o seu ambiente de trabalho será muito mais produtivo e saudável. Além disso, seus colaboradores trabalharão mais felizes e motivados, o que refletirá diretamente na saúde de cada membro da equipe, diminuindo o absenteísmo e a perda de talentos.

Gostou do que leu até aqui? Então aproveite a oportunidade e nos ajude a disseminar essas boas práticas para mais pessoas compartilhando este artigo nas suas redes sociais!

WhatsApp
Entre em contato