Uma boa gestão prioriza a eficiência das atividades da empresa, mas também a otimização de recursos, concorda? Por isso mesmo, é natural que você se preocupe com a redução de custos com limpeza na sua organização corporativa.
Neste post, a gente reuniu as melhores dicas para que você entenda como otimizar a gestão de limpeza da sua companhia. Quer saber quais são esses segredos? Então, continue a leitura!
1. Prefira produtos profissionais e concentrados
Considerar a substituição dos produtos de limpeza de supermercado por produtos concentrados e profissionais é uma das principais modificações que você deve aplicar na higienização da sua empresa. Isso porque, ao preferir os concentrados, a área de estocagem é diminuída (portanto, você passa a otimizar recursos — nesse caso, espaço livre) e também são garantidas a eficiência da limpeza nos locais e a segurança da equipe responsável pelo trabalho.
2. Atente à qualidade dos produtos adquiridos
Investir em produtos de limpeza de qualidade é necessário para obter um bom resultado na higienização dos espaços e pode acreditar: essa estratégia está diretamente relacionada à redução de custos.
A justificativa se dá pela otimização do produto (um pouquinho já basta). Além disso, essa preferência agiliza a rotina de limpeza na companhia, já que um item de qualidade diminui o retrabalho da equipe de higienização do ambiente (não é necessário fazer retoques na limpeza que já tinha sido executada).
3. Gerencie o estoque de produtos de limpeza de forma eficiente
A gestão de estoque de produtos de limpeza também deve ser considerada e melhorada a fim de reduzir custos na sua empresa. Dessa maneira, é muito importante que o setor de armazenagem esteja organizado e que as compras de produtos sejam pautadas apenas na necessidade da organização, ou seja, evite comprar itens que estejam fora do planejado.
Outro ponto que também precisa ser notado é a manutenção de quantidade de produtos. Não espere que o estoque acabe totalmente para comprar o item, já que isso pode causar um desequilíbrio na rotina de higienização dos espaços e até compras mais custosas (justificadas pela pressa da correção no estoque).
4. Adote medidas de economia de água e de energia
É claro que os custos ligados à limpeza da sua empresa não estão somente relacionados à utilização de produtos de higienização. Os gastos com água e energia também precisam ser considerados e devem ser reduzidos.
Para isso, é importante que a gestão prepare uma estratégia de conscientização da equipe responsável. Ao garantir um time treinado e consciente sobre os impactos (não só financeiros, mas também ambientais) dos gastos exacerbados com água e energia, os custos com isso também diminuirão.
5. Conte com uma equipe de limpeza capacitada
Falando em equipe treinada, é essencial que a sua empresa incentive a capacitação dos colaboradores da limpeza. Esse time também necessita de treinamentos, palestras e acesso a conhecimento.
Dessa maneira, ao ofertar treinamento e qualificação para esses trabalhadores, os processos de limpeza da sua organização se tornarão mais eficientes, assim como o uso de todos os recursos (água, energia, produtos de limpeza e tempo).
Pronto! Agora, você sabe quais são as principais estratégias para viabilizar a redução de custos com limpeza. Lembre-se, porém, de que essa preocupação deve se manter atrelada à garantia de qualidade nos serviços de limpeza. Caso contrário, a sua empresa não apresentará as condições adequadas de higiene (o que pode impactar a produtividade dos colaboradores e as impressões dos seus clientes sobre a companhia).
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