Cada vez mais, fica evidente a necessidade de ter atenção com o bem-estar dos funcionários em uma empresa. Afinal, quando a equipe se sente valorizada e reconhecida trabalha melhor, atua de forma engajada, desempenha todo seu potencial e produz mais. Assim, quem ganha é a organização como um todo.
Existem diversas ações e políticas que podem ser adotadas com o intuito de promover o bem-estar no ambiente de trabalho. Elas envolvem, por exemplo, ergonomia, ginástica laboral, mindfulness, quick massage, entre outras. Mas você sabia que a limpeza do ambiente também exerce um papel fundamental nesse sentido?
Preparamos este artigo para apresentar algumas estratégias de limpeza corporativa que influenciam o bem-estar dos trabalhadores e de que maneira elas impactam toda a equipe. Continue lendo!
Boas práticas de limpeza para o ambiente empresarial
Cada segmento pode apresentar uma necessidade diferente em relação à limpeza e sanitização dos seus ambientes. Isso porque as técnicas aplicadas e os produtos estão diretamente relacionados com as atividades exercidas.
No entanto, existem algumas medidas que são fundamentais, independentemente da sua área de atuação, e impactam de forma direta no bem-estar dos trabalhadores garantindo, também, a sua saúde. Veja, a seguir, quais são elas.
Disponibilização de produtos de higiene
Os itens básicos de higiene não podem faltar no dia a dia, por exemplo, papel higiênico, toalhas de papel, sabonete líquido e, agora, ficou evidente também o álcool gel 70% . Por outro lado, é possível ir além e proporcionar ainda mais bem-estar para os colaboradores em uma empresa, oferecendo, ainda, pasta de dente, enxaguante bucal, higienizador e protetor de assento e descarte de absorventes.
Higienização adequada do refeitório e dos banheiros
Mais do que limpos, refeitórios e banheiros precisam estar sempre higienizados. Esses são espaços que facilmente disseminam doenças, então, além de remover os resíduos, precisam ser desinfetados adequadamente.
Outra maneira de favorecer o conforto corporativo é usar produtos de controle de odores, principalmente nos sanitários. São medidas simples, mas que garantem um ambiente realmente sanitizado, seguro e saudável.
Tratamento correto do lixo gerado
As empresas geram diferentes tipos de resíduos, sendo interessante fazer a coleta e o tratamento correto de cada um deles. Além de evitar a proliferação de insetos e outras pragas, é uma boa alternativa incentivar a sustentabilidade por meio da reciclagem, afirmando o compromisso socioambiental da organização.
Adoção de rotina de limpeza de pisos e carpetes
Pisos e carpetes acumulam muitos resíduos e precisam ser limpos e higienizados também. No segundo caso, é fundamental uma atenção especial para evitar problemas alérgicos e respiratórios em função da proliferação de ácaros e outros microrganismos. Assim, é fundamental adotar uma rotina de limpeza e higienização com produtos específicos e eficientes para preservar a saúde de todos.
Limpeza de filtros de ares-condicionados
O ar-condicionado é um item essencial para proporcionar bem-estar aos funcionários em uma empresa, especialmente em épocas mais quentes do ano. Porém, ele também favorece a disseminação de microrganismos e doenças. A rotina de limpeza dos seus filtros precisa ser rigorosa e fazer parte de um cronograma de manutenção periódica.
Limpeza dos mobiliários em geral
Além da poeira e outros resíduos, o mobiliário acumula impurezas e pode proliferar microrganismos patógenos. Desta forma, eles precisam passar não só por uma limpeza superficial, mas, também, por uma sanitização com produtos específicos para eliminação de vírus, bactérias e fungos, evitando, assim, a contaminação cruzada entre os colaboradores.
Impactos no bem-estar dos funcionários em uma empresa
As técnicas e estratégias de limpeza corporativa impactam diretamente no bem-estar dos funcionários de uma empresa porque, além de deixar os ambientes mais agradáveis, contribuem para a saúde dos colaboradores. Portanto, a limpeza, a higienização e a sanitização dos ambientes e superfícies retiram não só as impurezas e a sujeira, mas é fundamental para a eliminação de microrganismos nocivos e disseminadores de doenças.
Adotando boas práticas de limpeza e higiene nos ambientes, preservamos o visual dos espaços e fazemos com que sejam mais saudáveis. Assim, sua equipe se sentirá bem em trabalhar ali, já que os locais se tornam mais aconchegantes, mesmo sendo destinados ao trabalho.
Não se esqueça de que os cuidados com o bem-estar dos funcionários em uma empresa trazem retornos diretos para ela. Afinal, contribuem para a satisfação dos profissionais, que desempenham melhor suas funções e, consequentemente, melhoram sua produtividade, Portanto, dê uma atenção especial também para a higiene e a limpeza corporativa.
Como os carpetes podem afetar seriamente a saúde dos colaboradores favorecendo doenças alérgicas e respiratórias, veja este outro artigo que mostra como fazer a limpeza deles corretamente.
