A preocupação com o meio ambiente e a perpetuação do estilo de vida na sociedade atual são questões cada vez mais importantes, especialmente dentro dos negócios. Mais do que nunca, é necessário promover a sustentabilidade nas empresas para garantir o menor impacto ambiental e também para assegurar que os negócios continuarão funcionando de forma eficiente.
Apesar disso, muitos gestores ainda não fazem o suficiente para tornar suas empresas mais sustentáveis, seja por não compreenderem essa necessidade, seja por não saberem por onde começar. Se esse for o seu caso, então, já é hora de se informar sobre o tema.
Para ajudarmos com isso, vamos explicar mais sobre a importância da sustentabilidade nas empresas e sobre como você pode colocá-la em prática. Continue a leitura!
O que é sustentabilidade e por que ela é tão importante?
De forma bem simples, algo sustentável é aquilo que pode se manter, seja até o limite esperado, seja indefinidamente. A sustentabilidade, por sua vez, é o conjunto de práticas que promovem isso. Em outras palavras, um negócio sustentável consegue se manter equilibrado por um período de tempo mais longo.
Hoje em dia, há muita preocupação com a manutenção da sociedade. Danos ambientais reduzem os recursos disponíveis, o que pode tornar algumas formas de trabalho inviáveis no futuro. É importante que todo negócio entenda isso e comece a promover as mudanças necessárias para mudar esse cenário.
Quais as 6 boas práticas de sustentabilidade nas empresas?
Claro que, na prática, promover a sustentabilidade pode ser difícil. No entanto, com um bom direcionamento, essas ações trazem um ótimo resultado. Veja, aqui, alguns exemplos e como incluí-los em sua empresa.
1. Economia de produtos e materiais
O primeiro passo na maioria das ações de sustentabilidade é reduzir o consumo de produtos e de equipamentos dentro da empresa. É possível reduzir o consumo mesmo de itens considerados essenciais e indispensáveis para seu o dia a dia, como os materiais de higiene e limpeza.
Optar por produtos de qualidade, como papel-toalha e papéis higiênicos mais absorventes e biodegradáveis, não só ajuda o meio ambiente em razão da decomposição mais rápida, mas também gera diminuição do consumo pela eficiência do produto.
Pensando nisso, podemos associar a mesma lógica aos produtos de limpeza concentrados, que necessitam de diluição para o uso, o que, por um lado, reduz o seu valor final consideravelmente, e, por outro, reduz a quantidade de embalagens descartadas no lixo.
2. Redução de desperdícios
Tão importante quanto escolher produtos e equipamentos mais eficientes para a sua empresa é garantir que não haverá perda desnecessária de recursos. Isso inclui desde os insumos até os recursos naturais não renováveis, como água, eletricidade, combustível etc. Boa parte dos impactos negativos que algumas empresas têm no ambiente é resultado direto desses desperdícios.
Felizmente, há muitas possibilidades para mitigar esse problema — instalar lâmpadas mais econômicas, investir em uma estrutura que utilize melhor a iluminação natural, adquirir equipamentos de menor consumo elétrico, ter um sistema para reutilização das águas pluviais nas torneiras dos banheiros e vasos sanitários ou, até mesmo, ações mais simples, como promover palestras e workshops para consciencialização e treinamento dos colaboradores de sua empresa.
Isso objetiva ajudar a identificar e reduzir os desperdícios, como também a fixar cartazes em locais estratégicos sobre ações sustentáveis. Com certeza, esses são investimentos que trazem ótimos benefícios.
3. Busca de fornecedores sustentáveis
Um negócio ser sustentável é importante, mas é igualmente vital que toda a sua rede de apoio também siga a mesma filosofia. Sem isso, todo o esforço que você tem para montar uma empresa amigável ao meio ambiente é contrabalanceado.
Nesse ponto, o melhor a fazer é pesquisar. Avalie de perto cada empresa e confirme quais fornecedores se adequam aos seus padrões de sustentabilidade e dê preferência àqueles que melhor se alinham às suas práticas.
4. Implementação de programas de reciclagem
Uma das ações que mais beneficiam o meio ambiente e a sustentabilidade é a reciclagem de materiais. Papel, metal e plástico podem ser recuperados e utilizados na confecção de novos produtos, reduzindo o consumo de matéria-prima e a quantidade de lixo gerada. E, até certo ponto, você pode fazer isso em seu local de trabalho.
Caso algum produto seu tenha material reciclável, você pode criar programas para utilizá-lo em suas mercadorias. E, quanto ao dia a dia do negócio e à sua administração, a coleta seletiva e um contrato com uma empresa especializada em reciclagem de materiais podem ajudar bastante com a sustentabilidade do seu empreendimento.
5. Uso de produtos biodegradáveis
O acúmulo de lixo no mar e em lixões é uma das principais causas de poluição e proliferação de doenças em vários lugares do mundo. Boa parte do material jogado fora pode continuar com a sua integridade por vários anos, sem se decompor. As embalagens plásticas, por exemplo, podem circular o mundo inteiro sem se desfazer.
Outra forma de contaminar o meio ambiente é com a utilização de produtos de higiene e de limpeza não biodegradáveis. É grande a preocupação com a contaminação ambiental nos rios, mares e lagos por detergentes e produtos químicos não biodegradáveis.
Quando esses produtos são lançados nessas águas sem tratamento, acumulam-se formando uma camada de espuma na sua superfície, o que reduz o oxigênio da água e, consequentemente, causa a mortalidade dos peixes, além de remover a camada oleosa das penas das aves, impedindo-as de flutuar.
A proliferação de algas também é outra consequência preocupante. Empresas sustentáveis dedicam especial atenção ao uso de produtos e materiais biodegradáveis em todos os setores de seu negócio. Além disso, alguns desses produtos podem ser até mais econômicos que suas versões padrão.
6. Descarte adequado de materiais
Por fim, mas não menos importante, você deve ter um procedimento correto para descarte de todo o lixo gerado dentro da sua empresa. Não basta apenas jogar tudo em um caminhão e achar que a situação se resolverá sozinha. Sem o processamento adequado, esses materiais serão igualmente nocivos.
Além da coleta seletiva, que já mencionamos, e da possibilidade de reciclagem, também é importante saber lidar com o lixo não reciclável, minimizando seu impacto ambiental. Para isso, o mais comum é buscar uma empresa especializada em coleta e no tratamento de lixo, a qual possa dar conta de todos esses materiais de forma correta.
Esses são apenas alguns exemplos gerais. Se você observar outros negócios, encontrará várias ideias para tornar o planeta mais sustentável.
Vale destacar algumas empresas que adotam práticas sustentáveis:
- Kimberly-Clark: tem estratégias, prioridades e metas sustentáveis a nível social, ambiental e em toda a sua cadeia produtiva;
- SC Johnson: usa energia renovável e luta contra o desmatamento. Trabalha buscando soluções para a crise da poluição plástica global, além de promover campanhas educativas para a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos e iniciativas facilitadoras ao acesso à assistência à saúde para muitas famílias;
- Mercotech: tem programas ambientais focados em conceitos sustentáveis, na redução tanto de efluentes líquidos gerados quanto do consumo de água e de energia elétrica, coleta seletiva de resíduos e programas de conscientização dos impactos ambientais nas funções dos colaboradores.
Agora que você entende por que e como promover a sustentabilidade nas empresas, é hora de adotar tais práticas. Mesmo pequenas atitudes, quando replicadas em toda uma empresa, podem ter grande impacto em sua sustentabilidade.
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